O Design Thinking é uma metodologia de resolução de problemas human-centered que visa gerar novas soluções para situações complexas, num contexto de incerteza e ambiguidade. Utiliza várias ferramentas, tendo como aspetos principais a empatia, a colaboração e a experimentação e pode ser aplicado na melhoria ou criação dos mais diversos produtos ou serviços.
Uma Loja de Cidadão é uma unidade orgânica de múltiplas faces, constituída por entidades, equipas, serviços, pessoas, instalações, equipamentos e materiais. Necessita, por isso, de alguém que, seguindo as linhas orientadoras definidas pela AMA, interaja com as entidades nela representadas, com as equipas da sede, com os cidadãos e com a sociedade e autoridades locais, constituindo um elo de contacto. agregador e polivalente, de todos estes elementos. Neste curso pretende-se apresentar o funcionamento global de uma Loja de Cidadão, os desafios operacionais e comportamentais apresentados todos os dias aos Coordenadores e como estes os podem ultrapassar.
Recorrendo maioritariamente a serviços digitais, o Espaço Cidadão (EC) faz a ponte entre os serviços e os cidadãos, promovendo ao mesmo tempo a literacia digital. Em todos os EC existe a figura do Coordenador, ao qual compete assegurar o cumprimento das regras e a prestação do serviço público. Neste curso pretende-se, deste modo, dar a conhecer os desafios de gestão dos Espaços Cidadão e perceber qual o papel do Coordenador na resposta a estes desafios.
Motivar uma equipa de trabalho não é tarefa fácil. Aliás, a motivação de equipas pode ser um dos maiores desafios do líder uma vez que cada pessoa é diferente, tem formas de estar diferentes e objetivos de vida e profissionais também diferentes, que precisam ser alinhados com os objetivos da organização. Cabe então ao líder adaptar-se e gerir a sua equipa no geral e cada elemento em particular, levando as pessoas a adotar comportamentos desejáveis e ajustados que se traduzam em produtividade sustentável e num nível de compromisso cada vez mais elevado.
O Team Canvas é uma ferramenta para a formação e desenvolvimento de equipas que permite alinhar os participantes num propósito comum e aumentar o seu desempenho, resolver conflitos e criar uma cultura produtiva, de uma forma visual, ágil e dinâmica.
Com a mudança constante nas equipas, seja pela rotatividade ou pela mudança de objetivos, alcançar o sucesso da equipa torna-se cada vez mais uma tarefa difícil. O curso “Aminha Equipa” tem como pretensão avaliar a situação da sua equipa, reconhecer as suas fragilidades e identificar as possíveis estratégias a desenvolver para ultrapassar as mesmas.
Num mundo em transformação para uma realidade cada vez mais digital, com equipas a trabalhar remotamente, as competências de liderança em contexto digital assumem uma importância cada vez maior para chefes de equipas ou gestores de projetos. Neste curso pretende-se dar a conhecer o papel de uma liderança virtualmente próxima e participativa, estratégias de planeamento de tarefas e ferramentas digitais que promovam o envolvimento e a cooperação na equipa, reforçando, ao mesmo tempo, a importância de um suporte e acompanhamento constantes da equipa, em contexto virtual.