FAQs

FAQS

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Autenticação e acessos


A - AUTENTICAÇÃO E ACESSOS

A1 - Por que não consigo autenticar-me na plataforma?

Poderá não estar a conseguir aceder à plataforma por diversas razões:

    • Não é um utilizador registado - verifique, junto da Equipa de Competências e Formação, a sua condição e permissões de acesso aos cursos AMA;
    • Não se recorda do nome de utilizador ou senha de acesso -  pode recuperar qualquer um destes elementos clicando em “Esqueceu-se do seu nome de utilizador ou senha?" no ecrã de introdução de credenciais;
    • O seu nome de utilizador ou senha poderão consistir num conjunto de caracteres maiúsculos e minúsculos, pelo que se for esse o caso deverá verificar se está a introduzir os mesmos na forma correta/exata;
    • O seu browser não está a aceitar cookies - verifique as opções do seu browser por forma a que este aceite cookies desta plataforma (Chrome, Firefox, Edge).

Se já seguiu todos os passos acima e, ainda assim, não conseguiu autenticar-se na plataforma, contacte-nos através do endereço academia@ama.pt.


A2 - Esqueci-me do nome de utilizador / senha de acesso?

Pode recuperar qualquer um destes elementos clicando em “Esqueceu-se do seu nome de utilizador ou senha?" no ecrã de introdução de credenciais.

Se utilizou a funcionalidade de recuperação automática de credenciais e, ainda assim, não conseguiu autenticar-se na plataforma, contacte-nos através do endereço academia@ama.pt.

A3 - Estou interessado(a) em frequentar um curso da AMA. Quais os requisitos?

O acesso aos cursos da AMA resulta de uma negociação entre a AMA e a(s) entidade(s) empregadora(s) dos interessados. Os interessados não se devem inscrever arbitrariamente nos cursos, salvo indicação expressa em contrário, devendo sempre seguir as orientações das suas entidades empregadoras.

Os cursos promovidos pela AMA destinam-se, em primeira instância, ao universo dos seus trabalhadores. Destina-se também a munícipes, que no decorrer das suas funções profissionais, na interação com o cidadão, necessitem de dar resposta relativamente a serviços do Estado, nomeadamente no âmbito do Projeto Espaços Cidadão. Por fim, destina-se ainda a entidades externas, com as quais poderão ser estabelecidos protocolos de colaboração no âmbito da prossecução de desenvolvimento e melhoria de serviços ao Cidadão.

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Navegação


B - NAVEGAÇÃO

B1 - Como posso encontrar os meus cursos / cursos em que estou inscrito(a)?

Primeiro deverá autenticar-se na plataforma com as suas credenciais. Poderá, depois, consultar/visualizar os cursos nos quais se encontra inscrito(a) de duas formas:

    • A qualquer momento, no menu de navegação lateral esquerdo, em “Os meus cursos” – caso não consiga visualizar o menu lateral, deve pressionar o botão no canto superior esquerdo (☰);
    • No ecrã de entrada, em “Visão geral dos meus cursos”, são apresentados os seus cursos na forma de visualização de miniaturas, lista ou descrição.


B2 - Como posso navegar entre os meus cursos?

Pode, a qualquer momento, desde que esteja autenticado(a), navegar entre os seus cursos através do menu de navegação lateral esquerdo, sendo todos os cursos listados abaixo do texto “Os meus cursos” – caso não consiga visualizar o menu lateral, deve pressionar o botão no canto superior esquerdo (☰).

B3 - Como volto à página inicial com a apresentação dos meus cursos? E como volto à página inicial da plataforma/site?

Para voltar à página inicial com a apresentação dos seus cursos (desde que esteja autenticado(a)):

    • Clique no logótipo da Academia AMA, no canto superior esquerdo do ecrã;
    • Clique na opção “A minha área pessoal” no menu de navegação lateral esquerdo - caso não consiga visualizar o menu lateral, deve pressionar o botão no canto superior esquerdo (☰).

Para voltar à página inicial da plataforma:

    • Clique na opção “Página inicial da Academia” no menu de navegação lateral esquerdo - caso não consiga visualizar o menu lateral, deve pressionar o botão no canto superior esquerdo (☰).

B4 - Como posso visualizar a oferta formativa da AMA?

No ecrã principal do site são apresentados alguns destaques de Comunidades de Aprendizagem e Cursos de Formação ativos (ou a iniciar em breve). Para visualizar todas as Comunidades e Cursos ativos deve clicar nas opções abaixo dos destaques, respetivamente, “Ver todas as comunidades” ou “Ver todos os cursos”. No caso dos cursos, são apresentadas, depois, as áreas temáticas de formação e, ao clicar em cada uma, serão apresentados todos os cursos correspondentes àquela área.

As Comunidades de Aprendizagem são, na realidade, antigos cursos que, pela relevância e natureza de conteúdos, são disponibilizados continuamente e se destinam à consulta pontual de determinados elementos, servindo ainda como um espaço de reflexão e partilha acerca das temáticas que compreende.

Os Cursos de Formação correspondem, efetivamente, à oferta formativa, ativa e atual, da AMA para as diversas temáticas.

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Gestão de perfil


C - GESTÃO DE PERFIL

C1 - Como posso alterar os meus dados de perfil (nome, email, fotografia, etc.)?

Para modificar os seus dados de perfil, desde que esteja autenticado(a), deverá selecionar a seta (∇) no canto superior direito do ecrã (junto do nome e espaço para fotografia) e, depois, selecionar a opção “Perfil”. Quando estiver na sua página de perfil selecione a opção “Editar perfil”.

C2 - Como posso alterar a minha senha / password de acesso à plataforma?

Para modificar os seus dados de perfil, desde que esteja autenticado(a), deverá selecionar a seta (∇) no canto superior direito do ecrã (junto do nome e espaço para fotografia) e, depois, selecionar a opção “Preferências”. Quando estiver na página de preferências selecione a opção “Modificar senha”.

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Comunicação


D - COMUNICAÇÃO

D1 - Como posso configurar as preferências de emails, notificações e outras?

Para modificar os seus dados de perfil deverá selecionar a seta (∇) no canto superior direito do ecrã (junto do nome e espaço para fotografia) e, depois, selecionar a opção “Preferências”. Na página de preferências poderá alterar as definições de fóruns, calendário, notificações, etc.

D2 - Por que não estou a receber emails com mensagens dos fóruns?

Os e-mails são um aspeto central do funcionamento do Moodle. São usados para o(a) manter atualizado(a) dos desenvolvimentos e mensagens nos seus cursos. Poderá não estar a receber emails com as mensagens dos fóruns porque:

    • O endereço de email no seu perfil está errado – corrija o endereço para o correto;
    • Não subscreveu os fóruns – verifique as configurações de subscrição dos fóruns.
      Para editar a definição de subscrição de fóruns deverá selecionar a seta (∇) no canto superior direito do ecrã (junto do nome e espaço para fotografia) e, depois, selecionar a opção “Preferências ”. Na página de preferências selecione “ Preferências do Fórum” e altere a opção de “Monitorização de fóruns”.

Se já seguiu os passos acima e, ainda assim, não está a receber emails, contacte-nos através do endereço academia@ama.pt.

D3 - Como posso reduzir a quantidade de emails com mensagens dos fóruns?

Os e-mails são um aspeto central do funcionamento do Moodle. São usados para o(a) manter atualizado(a) dos desenvolvimentos e mensagens nos seus cursos. Caso pretenda diminuir o fluxo de emails pode:

    • Alterar as configurações do “Tipo de sumário de E-mails” para a opção “Completo” ou “Assuntos”. Neste caso irá receber apenas um e-mail diário com as mensagens completas ou assuntos das mensagens.
      Para editar estas configurações deverá selecionar a seta (∇) no canto superior direito do ecrã (junto do nome e espaço para fotografia) e, depois, selecionar a opção “Preferências”. Na página de preferências selecione “Preferências do Fórum”;
    • Anule a sua subscrição de fóruns que não lhe interessam - igualmente nas “Preferências do Fórum ”, na opção “Subscrição de fóruns”, ou em cada fórum/curso, na página de curso. Esta opção é, no entanto, desaconselhada, pois poderá perder o acesso a informação relevante do curso.


D4 - É a primeira vez que comunico em fóruns online. Há alguns cuidados que deva ter com a minha comunicação escrita?

A comunicação escrita difere da comunicação oral e há um conjunto de cuidados (ou boas práticas) que deverá ter por forma a evitar transtornos comunicativos, como má compreensão da mensagem, ofensa, etc. Alguns dos cuidados são:

    • Não escrever as suas mensagens em letras maiúsculas – tal pode ser interpretado como uma comunicação “em voz alta” ou “aos gritos”;
    • Utilizar atenuantes da escrita / mensagem, por exemplo emoticons (imagens ou 'caras' com expressões) – os símbolos visuais/imagens que utilizar poderão auxiliar o sentido da mensagem ao remeter para uma intenção ou um “tom” comunicativo;
    • Quando responder a alguma mensagem nos fóruns procure sempre acrescentar algum contributo com a sua intervenção, evitando meras mensagens de concordância (por exemplo, ao invés de uma mensagem “Sim, concordo com a sua opinião” procurar criar mensagens na forma “Sim, concordo com a sua opinião porque…”;
    • Não utilizar termos ou expressões ofensivas, discriminatórias, entre outras, sobretudo quando as mesmas se relacionam com temas de índole delicada, como religião, política, sexualidade, etc. 


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Ficheiros e Notas


E - FICHEIROS E NOTAS

E1 - Estou a tentar carregar um ficheiro na área de entrega de trabalhos / fórum, mas não estou a conseguir. Por que razão isto acontece?

Pode não estar a conseguir carregar um ficheiro porque:

    • O período para submissão do trabalho já foi ultrapassado e não são aceites mais carregamentos;
    • O tamanho do ficheiro excede o limite definido na plataforma – tente compactar (ZIP) ou alterar o formato do ficheiro (por exemplo PDF) ou, ainda, reduzir o tamanho do ficheiro, por exemplo eliminando imagens muito grandes;
    • O formato de ficheiro não é aceite pela plataforma – habitualmente são aceites, sobretudo, formatos comuns como PDF, DOC/DOCX, XLS/XLSX, ZIP, contudo verifique sempre se existem restrições ao nível do formato de ficheiros.;
    • Não está inscrito em nenhum curso / não tem acesso a nenhum fórum, não podendo realizar essa tarefa.


E2 - Como posso verificar as minhas notas em cada trabalho / curso?

Pode verificar as suas notas em vários pontos da plataforma (desde que esteja a frequentar um curso com avaliação):

    • Acedendo individualmente às atividades pode consultar a nota de cada uma delas, após atribuição da mesma pelo formador;
    • No menu de navegação lateral esquerdo, e somente após aceder a cada curso, em “Pauta” – caso não consiga visualizar o menu lateral, deve pressionar o botão no canto superior esquerdo (☰);
    • No canto superior direito do ecrã (junto do nome e espaço para fotografia), carregando na seta (∇) e selecionando a opção “Notas ”. 


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