
A Comunicação Assertiva favorece a passagem da mensagem entre o emissor e recetor de forma eficaz e clara, baseada no autorrespeito e respeito pelas opiniões do outro. Neste curso, os formandos vão poder olhar para a comunicação como um processo, aprendendo a identificar os seus elementos e de que forma podem facilitar ou colocar entropias à comunicação. De igual modo, vão conhecer os diferentes estilos comunicacionais existentes, aprofundando o impacto que o estilo assertivo tem no sucesso da comunicação.
Por fim, os formandos aprenderão a desenvolver a comunicação assertiva, estando em condições de tornar este estilo dominante nas suas dinâmicas comunicacionais.

Neste curso é feita a distinção entre emoções e sentimentos e são identificadas as principais emoções positivas e negativas, em particular, as mais frequentemente ligadas ao contexto laboral. São apresentadas algumas sugestões de estratégias para lidar com as emoções, quer do ponto de vista individual, quer do ponto de vista de quem dirige as equipas. São ainda enumeradas algumas estratégias para tirar partido das emoções positivas no local de trabalho.



