Áreas de Formação

Designação da Área Temática
Linhas pedagógicas

Atendimento ao Público

Atendimento ao público


  • Estratégias e técnicas de atendimento para um melhor serviço ao cidadão;
  • Competências técnicas e pessoais essenciais para o bom desempenho da atividade;
  • Técnicas de Atendimento Mediado. 

Cidadania Digital

Desenvolvimento pessoal


  • O impacto da cidadania digital no dia-a-dia dos cidadãos, das famílias e empresas;
  • Os serviços digitais disponíveis aos cidadãos – suas especificidades e vantagens;
  • O papel das Lojas de Cidadão, Espaços Cidadão e Espaços Empresa na proximidade dos serviços públicos digitais ao cidadão

Desenvolvimento Pessoal



  • A importância  da Inteligência Emocional e Social;
  • Comunicação e Relacionamento Interpessoal;
  • Desenvolvimento de competências para a gestão de conflitos e reclamações. 

Liderança e Estratégia

Liderança e estratégia


  • Liderança e motivação de equipas; 
  • A Liderança nas Lojas de Cidadão, nos Espaços Cidadão e nos Espaços Empresa;
  •  Gestão estratégica para resultados. 

Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação


  • As novas tecnologias de informação no atendimento presencial e mediado;
  • O impacto profissional e social das TIC e a importância da segurança digital;
  • As competências digitais essenciais para todos.