Motivar uma equipa de trabalho não é tarefa fácil. Aliás, a motivação de equipas pode ser um dos maiores desafios do líder uma vez que cada pessoa é diferente, tem formas de estar diferentes e objetivos de vida e profissionais também diferentes, que precisam ser alinhados com os objetivos da organização. Cabe então ao líder adaptar-se e gerir a sua equipa no geral e cada elemento em particular, levando as pessoas a adotar comportamentos desejáveis e ajustados que se traduzam em produtividade sustentável e num nível de compromisso cada vez mais elevado.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados é o Regulamento da União Europeia que tem como objetivo último fortalecer os direitos dos indivíduos e o respeito pelos seus dados pessoais, assim como harmonizar as leis de proteção de dados entre os Estados Membros e potenciar, desta forma, o Mercado Único Digital com um quadro legal Europeu único. Este curso prevê uma revisão dos princípios e conceitos do RGPD e apresenta a lei nº 58/2019 de agosto, que assegura a sua execução, na ordem jurídica nacional, contemplando os processos internos para garantir o seu cumprimento pelas equipas.
Este curso aborda questões relacionadas com Ética e Cultura Organizacional, visando: dar a conhecer os 10 princípios éticos da Administração Pública, bem como outros específicos da AMA; orientar para a boa interpretação e aplicação dos mesmos; apresentar casos de boas práticas e de práticas a erradicar; ajudar os trabalhadores a refletir sobre as questões éticas no local de trabalho e a gerir melhor as mesmas.
Num mundo em transformação para uma realidade cada vez mais digital, com equipas a trabalhar remotamente, as competências de liderança em contexto digital assumem uma importância cada vez maior para chefes de equipas ou gestores de projetos. Neste curso pretende-se dar a conhecer o papel de uma liderança virtualmente próxima e participativa, estratégias de planeamento de tarefas e ferramentas digitais que promovam o envolvimento e a cooperação na equipa, reforçando, ao mesmo tempo, a importância de um suporte e acompanhamento constantes da equipa, em contexto virtual.
Este curso tem como principal objetivo sensibilizar os trabalhadores e colaboradores da AMA para uma utilização mais sustentável dos recursos que têm à disposição no local de trabalho e, ainda, ajudar a promover a mesma atenção ambiental junto dos seus parceiros, públicos e privados, e junto dos cidadãos e empresas.
Este curso aborda questões relacionadas com Ética e Cultura Organizacional, visando: dar a conhecer os 10 princípios éticos da Administração Pública, bem como outros específicos da AMA; orientar para a boa interpretação e aplicação dos mesmos; apresentar casos de boas práticas e de práticas a erradicar; ajudar os trabalhadores a refletir sobre as questões éticas no local de trabalho e a gerir melhor as mesmas.
Recorrendo maioritariamente a serviços digitais, o Espaço Cidadão (EC) faz a ponte entre os serviços e os cidadãos, promovendo ao mesmo tempo a literacia digital. Em todos os EC existe a figura do Coordenador, ao qual compete assegurar o cumprimento das regras e a prestação do serviço público. Neste curso pretende-se, deste modo, dar a conhecer os desafios de gestão dos Espaços Cidadão e perceber qual o papel do Coordenador na resposta a estes desafios.